O Brasil possui uma forte vocação religiosa, com festas, romarias e peregrinações que fazem parte da vida de muita gente. De Norte a Sul, há lugares com grandes histórias e locais religiosos, esperando pela sua visita.

Neste post, selecionamos as 4 principais cidades religiosas do Brasil para visitar. Continue lendo, prepare a mala e boa viagem!

1. Aparecida — SP

Se você gosta de turismo religioso, não pode deixar de visitar essa cidade do interior de São Paulo. Localizada no Vale do Paraíba Paulista e com pouco mais de 36 mil habitantes, Aparecida abriga a Basílica de Nossa Senhora Aparecida, o maior centro de peregrinação religiosa da América Latina e terceiro maior templo católico do mundo.

Além da Basílica, que foi sagrada pelo Papa João Paulo II em 1980, você ainda pode conhecer o Porto Itaguaçu (onde a imagem de Nossa Senhora foi encontrada) e outros lugares religiosos, como o Seminário Missionário Bom Jesus, a Igreja São Benedito e o Morro do Cruzeiro.

Saindo de São Paulo, a viagem de carro até Aparecida dura cerca de 2 horas e 15 minutos. Saindo do Rio de Janeiro, a duração é de cerca de 3 horas.

2. Belém — PA

A capital do Pará é um ótimo destino para turismo religioso no Brasil. Em qualquer época do ano, é possível visitar Belém e conhecer a Basílica de Nossa Senhora de Nazaré, a única basílica da Amazônia brasileira.

Porém, é durante o mês de outubro que a experiência religiosa na cidade cresce, já que é a partir do segundo sábado do mês que começa a Festa do Círio de Nazaré. O evento dura 15 dias, com várias comemorações religiosas, incluindo missas, romarias, procissões e novenas, além de um arraial incrível, com feiras, parque de diversões e fogos de artifício.

3. Nova Trento — SC

Saindo de Florianópolis e dirigindo por cerca de 1 hora e 20 minutos, você chegará a Nova Trento. Fundada por devotos imigrantes italianos e com 13 mil habitantes, a cidade entrou para a rota do turismo religioso no Brasil e no mundo em 1991, com a beatificação de Madre Paulina, e, novamente em 2002, com a canonização da primeira santa brasileira.

Existem muitas atrações para conhecer em Nova Trento. São dois santuários: o de Madre Paulina e o de Nossa Senhora do Bom Socorro, construído pelo povo da cidade no começo do século.

Além disso, há o bairro Vìgolo, onde Madre Paulina fez grande parte do seu trabalho assistencial, além do museu dedicado à santa, que conta até mesmo com a cama onde ela morreu.

4. Juazeiro do Norte — CE

Além da Madre Paulina, existe outra figura histórica e religiosa muito importante no nosso país: o Padre Cícero Romão Batista, também chamado de “Padim Ciço”. Atuando em Juazeiro do Norte no fim do século XIX, ele mudou a vida de milhares de devotos brasileiros e até hoje ainda existe um forte movimento pedindo pela sua beatificação.

O melhor mês para conhecer Juazeiro é em novembro, quando acontece a Romaria do Padre Cícero, com mais 2 milhões de pessoas. Ela passa pelos principais pontos turísticos da cidade, como a Igreja Matriz Nossa Senhora das Dores, a Igreja de São Francisco e, claro, a Capela do Perpétuo Socorro, construção iniciada e finalizada por Padre Cícero (e local que guarda seu túmulo).

Além disso, vale a pena conferir a estátua de Padre Cícero, com 27 metros de altura, na Serra do Horto. É a terceira maior estátua de concreto do planeta!

Claro que nosso país possui várias outras localidades devotas e com grandes eventos cristãos, mas essas são algumas das principais cidades religiosas do Brasil para visitar.

Gostou da nossa lista? Então, curta nossa página no Facebook e conte para a gente qual o principal passeio turístico religioso que você já realizou!

Já conhece ou participou da Jornada Mundial da Juventude? Clique aqui e saiba tudo sobre a JMJ 2019.