Viajar é sempre uma forma de renovar as energias, ainda mais quando isso é motivado por algo maior. Assim, a combinação de fé e viagem é o principal motivo que faz pessoas no mundo inteiro se deslocarem entre cidades e países em busca de uma experiência espiritual.

Com cada vez mais adeptos, o turismo religioso é um segmento crescente em todo o mundo, e os principais destinos recebem milhões de fiéis anualmente e com atividades cada vez mais variadas.

No Brasil e em nossos países vizinhos, não poderia ser diferente. Com inúmeros monumentos históricos, eventos diversos, rotas de peregrinação e uma população que é, em sua maioria, religiosa, o turismo católico na América Latina se destaca.

Pensando nisso, neste post, separamos 4 destinos imperdíveis na América Latina para quem busca praticar esse tipo de turismo. Continue a leitura e prepare sua jornada!

1. Basílica de Nossa Senhora Aparecida

Localizado na cidade de Aparecida do Norte, no interior de São Paulo, o santuário é o principal destino de turismo religioso no país.

Considerado o segundo maior templo católico do mundo, a basílica recebe todos os anos milhões de turistas que visitam os diversos espaços da imponente construção. Ali dentro, é abrigada a imagem original de Nossa Senhora Aparecida, encontrada por pescadores no rio Paraíba há 300 anos.

2. Catedral de Sal de Zipaquirá

Para quem visita a Colômbia, um passeio imperdível é a incrível Catedral do Sal, em Zipaquirá, a cerca de 25 km da capital, Bogotá. Construída dentro de uma antiga mina de sal, a catedral é uma das maravilhas mais visitadas do país, recebendo turistas, religiosos ou não, de todas as partes do mundo.

Desde a chegada dos espanhóis, o local foi explorado por anos para a extração de sal, e seus trabalhadores sempre o dedicaram à Nossa Senhora do Rosário, padroeira dos mineradores.

Com diversos túneis e salas revestidas pelas paredes de sal, a catedral é um destino único do turismo católico na América Latina e deve ser visitada por todos que passam pela Colômbia.

3. Cristo Redentor dos Andes

Em plena Cordilheira dos Andes, na divisa entre a Argentina e o Chile, esse monumento a três mil metros de altitude é o principal destino de peregrinos e turistas que buscam uma aventura com um forte apelo religioso.

A melhor época para visitação é durante o verão, já que, no inverno, as estradas ficam fechadas por causa da neve. Para chegar até lá, é recomendado um veículo 4×4 ou a contratação de guias especializados. O local não conta com estruturas para pernoitar ou se alimentar, mas não deixe isso desanimá-lo: a vista lá de cima é uma atração à parte.

4. Catedral do Rio de Janeiro

Quem visita a capital carioca se depara com inúmeras igrejas e catedrais católicas espalhadas pelo centro da cidade. Porém, a Catedral do Rio de Janeiro se destaca pela arquitetura peculiar em formato de pirâmide.

Planejada por Oscar Niemeyer, a Catedral Metropolitana é dedicada ao padroeiro São Sebastião e recebe milhares de fiéis todo ano — em especial no feriado municipal de 20 de janeiro, que também comemora simbolicamente o aniversario da cidade. Aproveite para dar um pulo no museu de arte sacra, localizado em seu subsolo.

Viu só? Sendo religioso ou não, o turismo católico na América Latina reserva atrativos incríveis aos seus visitantes e, com certeza, enriquecerá ainda mais o roteiro de sua viagem. Quer saber mais? Então, leia também nosso post sobre turismo religioso: a fé que move viajantes e devotos!