Viajar em grupo é uma atividade muito divertida, não é mesmo? Afinal, conhecer um novo destino e passar dias agradáveis ao lado de pessoas queridas é sempre uma ótima experiência. No entanto, para que tudo dê certo é preciso organização e planejamento prévio.

Isso é importante para definir o destino, a data, a quantidade de pessoas que viajarão e, principalmente, os custos. Porém, nem sempre o orçamento está com folga para a empreitada. Sendo assim, juntar dinheiro para realizar viagem em grupo é imprescindível. Você sabe como?

É exatamente isso que trazemos neste post: 4 dicas espertas para que você e seus amigos consigam acumular uma graninha e viajar. Continue a leitura e descubra tudo!

1. Faça rifas

Fazer rifas é uma das maneiras mais tradicionais para arrecadar dinheiro para uma viagem em grupo. Para isso, basta comprar uma cartela em papelaria ou mesmo baixar na internet. Defina o valor que será cobrado para cada aposta. Nesse ponto, vale uma ressalva: o preço deve ser de acordo com o prêmio oferecido.

Um item de maior valor, por exemplo, exige apostas maiores. Agora, um prêmio simples, como uma cesta de chocolate, pode custar menos. Faça os cálculos que, dessa forma, conseguirá somar uma boa quantia de dinheiro e não apenas cobrir o valor do prêmio. Depois, é só oferecer a rifa a seus amigos, parentes e conhecidos.

2. Ofereça jantares e almoços

Tem alguém no grupo que manda muito bem na cozinha? Que tal preparar uma bela refeição para arrecadar fundos? É mais simples do que parece! Primeiramente, escolha uma temática — como noite das massas ou um almoço de sábado com feijoada.

O próximo passo é fazer a divulgação: use as redes sociais, quadro de avisos do prédio, igreja ou faculdade e os grupos do WhatsApp para isso. E, claro, inclua neste comunicado o valor do convite, horário e data. O local para a realização pode ser um salão de igreja ou uma quadra esportiva, por exemplo. O importante é manter a organização e a higiene.

3. Realize um bazar

Mais uma dica é promover um bazar. Essa é uma prática que ajuda a levantar uma graninha e também desencalhar objetos que não são mais utilizados. A organização é simples. Primeiro, peça que todos vejam em casa os itens que podem ser vendidos. Há muitas opções, veja algumas delas: roupas, sapatos, livros, aparelhos eletrônicos, artigos de decoração, entre outros.

No entanto, antes de realizar o bazar, avalie a qualidade e o estado de conservação dos produtos. Afinal, mesmo que sejam usados, devem estar em boas condições — senão não haverá interesse para compra. Vale ressaltar que os valores precisam ser acessíveis, dessa forma, tudo será vendido.

4. Promova festas

Uma forma divertida para juntar dinheiro é promovendo festas. Ao criar esses eventos, é possível cobrar pelas entradas, comidas e bebidas. Para que seja um sucesso, a dica é escolher um tema, de acordo com o estilo do público esperado.

Já com relação ao local, é possível realizá-la no salão de festas do condomínio ou mesmo alugar um espaço para eventos. Porém, antes de tomar a decisão de promover uma festa, pese todos os custos e avalie se haverá efetivamente retorno.

Por fim, para guardar todo o dinheiro acumulado, a dica é abrir uma poupança em nome do grupo. Assim, todos os depósitos são registrados, o que facilita a prestação de contas e também oferece risco zero de investimento.

Agora que você já sabe como juntar dinheiro para realizar viagem em grupo, aproveite para compartilhar esse post nas suas redes sociais e convidar seus amigos para participar!