O Panamá será o primeiro país da América Central a sediar a Jornada Mundial da Juventude, em janeiro de 2019. O anúncio feito pelo Papa Francisco durante a JMJ 2016, na Cracóvia, foi recebido com grande alegria entre os jovens do mundo todo.

E para quem está planejando uma viagem para a próxima JMJ, será uma boa oportunidade para conhecer o Panamá, suas paisagens caribenhas e também sua cultura, que tem bastante influência norte-americana.

E para ajudar na programação da sua viagem, reunimos cinco pontos turísticos do Panamá que você precisa conhecer. Confira!

1. Canal do Panamá

Inaugurado há mais de cem anos, o Canal do Panamá foi construído para ligar os oceanos Pacífico e Atlântico, e possibilitar a passagem de navios comerciais.

A obra foi financiada pelos Estados Unidos, que também foi responsável por controlar o canal até 1999, quando o governo panamenho assumiu o comando das operações. Por conta dessa obra, o Panamá recebeu grande influência econômica e cultural dos Estados Unidos — tanto que o dólar é uma das moedas oficiais do país.

O local se tornou a atração turística mais visitada do Panamá, e conta com um centro de visitantes que permite a observação do funcionamento dos elevadores de água. É, sem dúvida, uma parada obrigatória!

2. Amador Causeway

O Amador Causeway — ou Calçada do Amador — é um local muito frequentado pelos moradores da Cidade do Panamá nas horas livres. Trata-se de uma calçada aterrada para formar quebra-ondas e facilitar a passagem dos navios no Canal do Panamá.

O Amador Causeway abriga restaurantes, bares e até um Duty Free. Mas é o Biomuseu, museu da biodiversidade do Panamá, que chama a atenção dos turistas que frequentam o local. O objetivo principal do museu é contar como o istmo que formou o Panamá, unindo o continente norte-americano com o sul-americano, alterou todo o ecossistema do planeta. Vale a pena a visita!

3. Casco Viejo

Quem gosta de história com certeza vai se encantar com Casco Viejo, a vila histórica da cidade do Panamá. É a segunda cidade mais antiga do país, construída após os ataques de piratas e incêndios devastarem o primeiro local onde a Cidade do Panamá foi fundada.

A mistura de estilos de arquitetura — francesa, espanhola e caribenha — fascina os turistas que passeiam pelas vielas. Por conta da sua importância histórica, o local passa por restaurações constantes, sendo que em 1997 foi considerado Patrimônio Mundial da Humanidade pela UNESCO.

Quando for visitar o Casco Viejo, não deixe de ir à Plaza de La Independencia, que é cercada pelo Palácio Municipal, Museu de História do Panamá e Catedral Basílica. Outro lugar que vale a pena a visita é o Paseo de las Veraneras, que encanta quem passa pelo túnel de flores que cobre parte da rua.

4. Cinta Costeira

A Cinta Costeira é resultado de um projeto recente que reformulou a orla da cidade. É um dos pontos turísticos do Panamá muito frequentado pelos moradores, ideal para fazer passeios de bicicleta ou praticar corrida, já que possui faixas específicas para isso.

Para os turistas, um passeio pela Cinta Costeira possibilita observar a paisagem dos arranha-céus da capital panamenha, que muito lembra o skyline de Miami, ou até mesmo Dubai. Também é possível curtir o pôr do sol enquanto toma um gelo saborizado, já que faz bastante calor no país. 

5. Zona Libre de Colón

O Panamá abriga a maior zona livre das Américas, e a segunda maior do mundo! Apesar de se situar na cidade de Colón, por conta da distância de 70 km da capital, muitos turistas separam um dia para dar uma esticadinha e aproveitar as compras livres de impostos.

Mas atenção, para entrar na Zona Libre de Colón é necessário pagar uma pequena taxa e apresentar o passaporte. Lembrando que o local é destinado a compras no atacado, ou seja, apenas para empresas ou lojistas. Há lojas que vendem no varejo, mas existe fiscalização na saída. Por isso, o ideal é não exagerar nas compras.

E então, curtiu nosso post sobre os pontos turísticos do Panamá? Então continue com a gente e acesse nosso outro artigo para saber tudo sobre a Jornada Mundial da Juventude 2019!